O que é?

Pilates é um termo utilizado para designar uma modalidade de ginástica, criada por Joseph Humbertus Pilates. “Joe”, como era conhecido, nasceu em 1883, filho de “Fritz”, mecânico que tornou-se um grande ginasta, e Helena que acreditava na estimulação corporal para a cura, tendo daí surgido o interesse de Joe para a abordagem da saúde.

Joe era apelidado por seus amigos como “Pôncio Pilates”, ele tinha muitos problemas de saúde como asma, raquitismo, febre reumática. Atordoado com tantas dificuldades ele se dedicou aos estudos, estudava Yoga, Zen Budismo, regimes Gregos e Romanos, buscou a atividade física para a auto-defesa. Ao se dedicar bastante à preparação física, Pilates aos 14 anos de idade posava para quadros de anatomia por ter um corpo altamente digitalizado. Das práticas esportivas, praticou inúmeras, e nesta época tornou-se especialista em cultura física.

Na Primeira Grande Guerra mundial, por ter ele nacionalidade Alemã, foi preso e mandado aos campos de concentração, lá começou a ajudar nos cuidados dos enfermos e mutilados da guerra, tendo ele uma única condição, não poderia retirar enfermos da cama. Daí surgiu a utilização de molas em seu método, fez uso de molas das camas velhas. Seus exercícios passaram a ser reconhecidos como técnica por não ocorrer morte em nenhum dos pacientes daquele campo de concentração no período de grande epidemia de Influenza.

O Método Pilates (Contrologia) é um método voltado para a melhoria do condicionamento física (“é a manutenção do desenvolvimento uniforme do corpo e da saúde mental, sendo capacitado em realizar com facilidade suas atividades de vida diária”), tendo em vista o equilíbrio do corpo e mente. O princípio do Pilates é a “Contrologia”, mas temos 7 fundamentos: movimento, controle, centralização, concentração, fluidez, precisão e respiração.

 

“Se o indivíduo com 20 anos está encurtado, é um velho. Porém se tem 60 anos e tem flexibilidade e força é um jovem.” (PILATES, 1934)

 

Como já lemos, o Método trabalha o corpo e a mente, mas seu foco é nas musculaturas mais internas, musculaturas estas que dão sustentação e firmeza ao corpo. Sua prática parte do centro do corpo (“Power House”) para as extremidades tendo um controle consciente dos movimentos musculares. Ele dizia que o indivíduo que não aguenta seu próprio corpo é um Ser fraco.

Resumo de Fabio Ricardo Dutra Lamego com base no Livro: RIBAMAR, Sérgio et. al. Contrologia: O Método Pilates Original. O autor. Rio de Janeiro, 2010.