Perfil De Velocidade E Força Explosiva De Membros Superiores (MMSS) e Inferiores (MMII) De Estudantes De Educação Física De Uma Universidade De Nova Iguaçu-Rj

27-09-2010 00:58

 Introdução: Segundo Santos (2003), o desenvolvimento motor ocorre através da maturação corporal, sendo esta a maturação de certos tecidos nervosos, aumento de tamanho e complexidade do sistema nervoso central. A força é a forma de exercer tensão muscular, havendo movimento ou não. Objetivo: Avaliar a velocidade e a força de MMSS e MMII de estudantes do 3º. Módulo do curso de Educação Física de uma Universidade de Nova Iguaçu-RJ. Metodologia: Pesquisa descritiva de campo de corte transversal, com a amostra de 17 alunos, sendo 06 do gênero feminino e 11 do gênero masculino do curso de Educação Física de uma Universidade de Nova Iguaçu-Rj. Para avaliação da velocidade foi utilizado o teste de 30 metros, força de MMSS o teste de medicine Ball e MMII teste de salto vertical. Resultados: no gênero feminino a média do teste de velocidade foi de 5,55m/s com desv. pad. de +/- 0,35, MMII a média foi de 38,8cm com desv. Pad. de +/- 5,19 e em MMSS a média foi de 5,41m com desv. pad. de +/- 1,16. Já no gênero masculino a média do teste de velocidade foi de 4,62m/s com desv. pad. de +/- 0,35 MMII a média foi de 51,54cm com desv. Pad. de +/- 9,57 e em MMSS a média foi de 11,47m com desv. pad. de +/- 2,34. Conclusão: Pode ser concluído que ambos os gêneros no teste de velocidade encontram-se acima dos padrões de normalidade segundo Popov apud Marins et. al. (2003) e no teste de MMSS encontram-se no padrão avançado segundo Johnson e Nelson apud Marins et. al. (2003). Já no teste de MMII o gênero feminino encontra-se na média e o masculino classificou-se acima da média segundo Johnson e Nelson apud Marins et. al. (2003). Palavras chaves: Desenvolvimento motor, força e velocidade.

 (Artigo publicado por: Gustavo Serapião, Tatiana Delgado, Mauro Macêdo, Fabio Lamego. EAFERJ, Cabo Frio-RJ, Brasil. 2009)