PERFIL DO ESTADO DE HUMOR DE JOGADORES DA CATEGORIA MIRIM DE UMA EQUIPE DE FUTEBOL DA ILHA DO GOVERNADOR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

29-08-2010 13:28

 

Introdução: A espera de um resultado nos mostra a importancia de notarmos que os estímulos não são estritamente intrínsicos mas também exteriorizados. De acordo com o momento em que o atleta esta passando, irá ocorrer alteração direta em seu humor. O organismo vem a ser um seletor e equalizador dos estímulos. A psicofisiologia estuda os comportamentos mentais e corporais dos indivíduos, estando ela ligada diretamente com o comportamento, sob dimensões fisiológicas e psíquicas.(SAMULSKI, 2009) Objetivo: Analisar o perfil do estado de humor dos jogadores de categoria mirim em uma partida da primeira rodada do segundo turno do campeonato estadual 2009. Metodologia: Segundo Thomas (2007), a pesquisa é descritiva de campo de corta transversal, feita através da aplicação do questionário de estado de humor(POMS), sendo ele aplicado antes e após a partida. A amostra foi composta por 16 jogadores da categoria mirim. Para obtenção dos resultados foi utilizado a média de seis vertentes: tensão, depressão, raiva, vigor, fadiga e confusão mental. Resultados: Antes da partida o score do vigor chegou a 21 pontos, tensão a 12, depressão e a fadiga com 3, a raiva com 6 e a confusão mental com 4 pontos. Após a partida o vigor se reduzil igualado com a tensão apresentando score de 13 pontos, a depressão e a fadiga continuam acompanhadas mas agora com 10 pontos, a raiva com 14 e a confusão mental sem alteração significativa. Conclusão: Conclui-se que as alterações não vão de encontro com a literatura, pois o gráfico que se formou, através dos resultados, fugil do formato de iceberg. A grande elevação da raiva veio a ocorreu por causa do empate ocorrido nos acréscimos, e a alteração da depressão, da fadiga e do vigor pode ter ocorrido pelo desgaste da partida e também pelo empate.

Palavras Chave: Psicofisiologia, POMS e Comportamento.

FABIO RICARDO DUTRA LAMEGO, VINÍCIUS DE MORAES, TATIANA REGINA DELGADO DE ALMEIDA, ROBERTO COUTINHO MACHADO, GUSTAVO SERAPIÃO. 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

 

1. SAMULSKI, Dietmar Martin. Psicologia do esporte: conceitos e novas perspectivas. 2 ed. Manole. Barueri, São Paulo, 2009.

 

2. THOMAS, Jerry R., et. al. Métodos de pesquisa em atividade física. 5 ed Artmed. Porto Alegre, 2007.

 

OBS: Artigo publicado no Congresso Inetrnacional da FIEP em Foz do Iguaçu, JAN - 2010.