RELAÇÃO CINTURA QUADRIL (RCQ) DE ALUNOS PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO EM UMA ACADEMIA DE CAMPO GRANDE, ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO.

24-04-2011 15:34

            Introdução: Segundo Monteiro et. al. (2009), o fator de manter hábitos saudáveis é a melhor alternativa de prevenir os avanços de doenças coronarianas, através da prática regular de atividade física e alimentação saudável, deixando de lado o sedentarismo. As coronariopatias são as principais responsáveis pelo número de óbitos em países industrializados, isso tudo ocorre pela proliferação dos botões propiciando o aumento do sedentarismo. Objetivo: Analisar o RCQ de freqüentadores praticantes de musculação de uma academia de Campo grande, Zona Oeste do estado do Rio de Janeiro. Metodologia: Segundo Thomas et. al. (2007) a pesquisa é descritiva de campo de corte transversal. A população avaliada teve um total de 30 indivíduos, 15 homens e 15 mulheres com média de idade de 29 anos. Para aferição da perimetria foi utilizada uma trena da marca Sanny de 2 metros, tendo como medidas as circunferências de cintura e de quadril. RCQ é igual à perimetria de cintura dividida pela perimetria de quadril. Resultados: A média do RCQ das mulheres ficou em 0,75 e os homens apresentaram uma média de 0,89. Conclusão: Em comparação com a tabela de Bray & Gray apud Guedes et. al. (2006), o RCQ das mulheres encontra-se em risco moderado, já os homens encontram-se em risco alto. Isso significa que os homens deste estudo têm maior probabilidade de desenvolver doenças coronarianas que as mulheres.

Palavras chave: RCQ, atividade física e perimetria.

(Artigo publicado por: Fabio Ricardo Dutra Lamego, Marlon de M. Santos, Flávio P. Afonso, Leandro B. Gomes,Mauro M. Macêdo. FIEP - Foz do Iguaçu - PR. Brasil. 2010)